Menu principal
 

Docentes do campus participam do I Ciclo de Lives do IFC

sexta-feira, 5 de junho de 2020

O IFC Campus Avançado Abelardo Luz esteve presente no I Ciclo de Lives do IFC – evento de nível institucional – com a participação de dois docentes do Campus: a Profª. Drª. Dalila Teles Leão Martins e o Prof. Dr. Jorge da Cunha Dutra.

 

A participação da professora Dalila ocorreu na live do dia 27/05/2020, às 16h, no canal do IFC no Youtube. O título da apresentação foi: “Eu acho que vi um golfinho! O potencial de Santa Catarina na observação de cetáceos”, contando com a moderação de Fernando Taques (Pró-Reitor de Extensão do IFC) e com a interpretação em LIBRAS de Ramon e Sany.

 

Segundo Dalila, a abordagem da sua apresentação teve “como objetivo principal divulgar o potencial do estado de Santa Catarina (SC) para o turismo de observação de cetáceos (TOC) em diferentes municípios. Devido às condições geológicas do litoral de SC, a possibilidade de aproximação de golfinhos e baleias até a costa é bastante considerável e permite as observações tanto em terra quanto embarcado.  O TOC arrecada anualmente bilhões de dólares em todo o mundo e viabiliza a Educação Ambiental com foco na conscientização de turistas, empresários e pescadores para a importância ecológica deste grupo de mamíferos marinhos, combatendo especialmente, a caça ilegal e a poluição dos mares”.

 

Para assistir a live, clique na imagem ou no link abaixo:

 

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=LGZrr5p-RJ4

 

Com relação a experiência de participar do Ciclo de Lives, Dalila afirma que: “A proposta do Ciclo de lives me permitiu divulgar parte dos meus estudos para toda a comunidade acadêmica do IFC, especialmente por não existir nenhuma atividade relacionada a este tema na instituição. Foi um momento agradável e de novas experiências, pois até então, não havia participado de nenhuma live e acredito que esta é uma nova forma de comunicação que tende a ficar cada vez mais forte e comum nos dias atuais”.

 

O professor Jorge participou da live realizada no dia 04/06/2020, às 16h, tendo como título de sua apresentação: “Currículo escolar: a teoria é diferente da prática?”. A atividade contou com a moderação de Reginaldo Plácido (Diretor de Ensino do IFC) e com a interpretação em LIBRAS de Vanessa e Samara.

 

De acordo com Jorge, sua live “procurou refletir a respeito da relação entre a teoria e a prática educacional, tendo como foco principal de análise a influência das teorias (tradicionais, críticas e pós-críticas) de currículo. Com a live foi possível perceber que a teoria acontece na prática curricular das instituições de ensino, desmistificando a ideia de que existe um grande distanciamento entre teoria e prática”.

 

Para assistir a live, clique na imagem ou no link abaixo:

 

Link de acesso: https://www.youtube.com/watch?v=ISIJOS7lUWo&t=2s

 

Falando sobre a experiência de participar do Ciclo de Lives, o professor Jorge definiu que “foi uma grande satisfação participar deste momento e espero que este projeto do Ciclo de Lives continue após passarmos por este período de distanciamento social, visto que a proposta é de grande valia pois abre espaço para que os diferentes profissionais da instituição possam compartilhar os seus saberes, ao mesmo tempo em que assegura, via internet, o acesso a milhares de pessoas pertencentes não só às comunidades do entorno do IFC, mas a todo o planeta”.