IFC realiza o IV Seminário de Educação do Campo e recebe a reunião de preparação do IV SIFEDOC

quinta-feira, 3 de outubro de 2019

O Campus Avançado do IFC em parceria com a Articulação Catarinense de Educação do Campo (ACECAMPO) e as Escolas Paulo Freire e José Maria realizou nos dias 25, 26 e 27 de setembro de 2019 o IV Seminário de Educação do Campo. O Evento vem se consolidando como um importante espaço de estudo, debate, articulação e socialização de experiências em que participam professores, intelectuais, estudantes, lideranças comunitárias e militantes sociais e sindicais.

Nessa quarta edição do Evento contamos com a participação de aproximadamente 200 pessoas que circularam entre os três dias e tiveram a oportunidade de estudar e debater sobre a situação das políticas públicas e da legislação da Educação do Campo. Bem como, participar de minicursos e de socialização de experiências de Educação do Campo no âmbito das práticas pedagógicas escolares e não escolares; da questão agrária e da agroecologia. Além disso, as atividades culturais oportunizam a vivência da agricultura familiar e camponesa.

Para professora Marluse Castro Maciel, coordenadora do evento, “esse tem se estabelecido um importante espaço de debate sobre a Educação do Campo no Estado de Santa Catarina, e esse ano tivemos muitos trabalhos de estudantes do ensino médio, o que enriquece nosso evento”. Nesse sentido percebemos os avanços na aproximação do IFC com as escolas do campo, com Institutos e Universidades.

Como parte do evento o IFC recebeu na manhã de sexta feita (27/09) representantes de Instituições de Ensino Superior, Movimentos Sociais e Sindical que compõe a equipe organizadora do IV Seminário dos Fóruns Internacional de Educação do Campo (SIFEDOC). Esteve presente na reunião representantes: da Universidade Federal Fronteira Sul do Campus Chapecó e de Erechim; do Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Santa Catarina (SINTE); da UNIOESTE do Paraná do Campus de Foz do Iguaçu, de Litoral e Francisco Beltrão; do Movimento Sem Terra (MST); da ASSESSOAR; da UNILA; da ACECAMPO; da Articulação Paranaense da Educação do Campo; do Fórum Riograndense de Educação do Campo  e do Instituto Federal Catarinense Campus Abelardo Luz.

O SIFEDOC acontece a cada dois anos, os três primeiros eventos aconteceram no Estado do Rio Grande do Sul e, atualmente, se tornou um evento organizado pelos três Estados do Sul, tornando uma referência internacional de discussão da Educação do Campo.  A quarta edição deste seminário acontecerá em Foz do Iguaçu, e terá como temática “Educação do Campo das Águas e da Floresta: Desvendar, Lutar e Transformar”. O evento será realizado em maio de 2020, na UNIOESTE Campus Foz do Iguaçu, com público previsto para 1200 participantes, entre professores, estudantes, lideranças comunitárias e militantes de movimentos sociais e sindical. Tendo um caráter de estudo, articulação e socialização das temáticas que envolvem o debate da Educação do Campo.

Abaixo, confira fotos do evento: